sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fidel Castro diz que Rio-2016 é vitória do terceiro mundo


HAVANA, Cuba (AFP) - O líder cubano, Fidel Castro, estimou nesta sexta-feira que a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro é uma vitória que prova a "crescente influência" do Terceiro Mundo na arena internacional, em um artigo publicado no site Cubadebate.
"A vitória da cidade brasileira é uma prova crescente da influência dos países que lutam por seu desenvolvimento", e "que não digam que foi generosidade das Nações ricas para com o Brasil", destaca Castro no artigo "Um triunfo do Terceiro Mundo".
"Poderosas potências econômicas competiram para ser a sede das Olimpíadas de 2016, entre elas duas das mais industrializadas do planeta: Estados Unidos e Japão", mas venceu o Rio de Janeiro, "uma cidade do Brasil", diz Fidel, de 83 anos, um grande fã dos esportes.
O "Comandante" estima que "apesar de esportes populares como a pelota (beisebol) darem lugar a entretenimentos de burgueses e ricos, os povos do Terceiro Mundo compartilham a alegria dos brasileiros e apoiarão o Rio de Janeiro".
A partir dos Jogos de 2012, em Londres, o beisebol sairá do programa olímpico, com a possível inclusão do golfe e do rugby.

Nenhum comentário: